Tuesday, June 20, 2006

Homenagem a Osvaldo de Sousa



No acto inaugural do XX Salão Nacional de Humor de Imprensa, fui surpreendido por um gesto que me sensibilizou, e comoveu bastante. Os “Cartoonistas amigos” ofereceram-me o “Óscar Português”, ou seja um Zé Povinho numa reprodução da Fábrica de Raphael Bordallo Pinheiro, tal como podem ver nas imagens. Esta Homenagem prende-se com o aniversário de 25 anos de actividade como Produtor de exposições e eventos de Humor Gráfico. A primeira exposição que organizei, aconteceu em 1981 (na Casa de Mateus – “Stuart Carvalhais – Vinte anos após sua morte”), e desde ai organizei mais 3 centenas de eventos, como podem ver na listagem que já publiquei neste blog.
Naturalmente quem esteve por detrás desta acção foi o sempre activo, sempre amigo, sempre disponível, sempre atento à vida, o Zé Oliveira. Um Cartoonista que tem sido responsável por muita da dinamização e divulgação desta arte que insiste que eu, Osvaldo de Sousa é que tenho feito coisas.
Naturalmente fez com que os outros se associassem a este seu gesto que muito orgulho me deu. Só que este gesto deles não foi inocente, já que me quiseram prometer manter-me ao leme destes eventos por mais 25 anos. Como sempre disse, eu organizo os eventos, se tiver apoio das Câmaras (coisa bastante difícil, porque infelizmente os políticos desta terra raramente têm sentido de humor, raramente tem sentido cultural, raramente aceita a critica democrática), e principalmente se tiver o apoio dos humoristas gráficos com a colaboração de trabalhos (algo que também não é fácil. Os nossos artistas queixam-se muito por falta de oportunidades, por falta de meios para mostrarem seus trabalhos, porém quando lhes enviamos regulamentos normalmente esquecem-se. É mais fácil arranjar trabalhos de artistas estrangeiros, do que de artistas nacionais.
DE todas as formas gostaria de apresentar aqui o meu apreço por tão gentil gesto dos Cartoonistas Amigos.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?